PROJETO

ANODO DE GRAFENO

Existe hoje uma demanda mundial incessante pelo desenvolvimento de baterias capazes de atender às exigências cada vez mais intensas dos setores de mobilidade e eletrônicos.

ENTENDA O PROJETO

As baterias de íons de lítio (LIBs) dominam o mercado atual sendo aplicadas como principais fontes de alimentação de dispositivos elétricos portáteis. Limitações dos materiais utilizados nos componentes das baterias, anodo e catodo, dificultam o desenvolvimento de LIBs de alto desempenho para veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia.

O grafite esférico é ingrediente chave do anodo destas baterias, mas sua limitada capacidade reversível e a baixa taxa de difusão do lítio dentro do anodo contribui para uma bateria de baixa densidade de potência.

O projeto “Anodo de grafeno para baterias de íons de lítio” situa-se neste contexto com o objetivo de desenvolver uma nova tecnologia que resulte em um novo anodo, que terá nanomateriais de carbono – como o grafeno – como principal componente.

Em comparação com o grafite, o grafeno é um material com maior área superficial específica e maiores condutividade elétrica e térmica.

A IDEIA

A ideia é que estes nanomateriais de carbono sejam o componente principal deste novo anodo, de forma que as propriedades inerentes ao nanomaterial reflitam na melhoria do desempenho da bateria

O Programa Centelha

O Programa Centelha foi o impulso inicial deste Projeto. O Centelha ofereceu capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. Das mais de 500 ideias submetidas para a o estado de Minas Gerais, o projeto “Anodo de grafeno para baterias de íons de lítio” foi uma das selecionadas

O que foi feito

Com os recursos financeiros e parcerias estabelecidas para o Edital Centelha (financiado pela FAPEMIG e FINEP) o Projeto avançou na cadeia de desenvolvimento, até a etapa de protótipo testado. Um óxido de grafeno comercial foi testado e combinado com outros materiais de carbono, resultando no protótipo do anodo (o foil de grafeno reduzido).

Veja os resultados obtidos e quais os próximos passos

Veja como nossos serviços podem te ajudar!

Confira o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades da Nanos!

PARCEIROS DO PROJETO

Nossos parceiros são empresas e instituições de diversos setores que já manipulam nanomateriais, e também quem possui interesse em iniciar um desenvolvimento usando algum nanomaterial para melhoria de produtos ou processos. Prezamos por estabelecer relações de respeito e confiança. Confira os parceiros deste projeto.